segunda-feira, fevereiro 21, 2011

Cultura sem frescura


Como definir a palavra cultura? Os mais acostumados com a internet ja pensam rapidamente no wikipedia. Foi o que eu fiz, mesmo sabendo que "ele não é uma fonte de informação confiavel". Todos nos sabemos disso, mas e dai? Entramos neste site mesmo assim. Explicarei com as minhas palavras o que eu li no wikipedia.
Cultura é um conjunto de formas de pensar, agir e sentir mais ou menos formalisadas. Esse conjunto de coisas é compartilhado entre um grupo de pessoas. A origem da palavra é latina (culter = habitar, cultivar, honrar), normalmente é relacionada às atividades humanas. Bom, para quem estudou um pouquinho de biologia é conhecido que essa palavra também é utilizada para a cultura animal. Em resumo, é uma palavra que aborda varias areas. Mas de que forma eu quero explorar essa palavra nesse blog? Eu quero mostrar que ha uma cultura individual, que tu constroe a partir das experiencias pessoais e a cultura do coletivo que é aquilo que vocé compartilha com os demais e que é construido em conjunto.
Então, a cultura vem do contato e conhecimento de objetos, de pessoas, de idéias, etc, e para se criar uma competencia dentro desse(s) conhecimento(s) é preciso haver uma renovação constante sobre o(s) mesmo(s).
Se eu adoto essa idéia eu considero que conhecer, estudar, renovar-se são coisas boas. Para mim até ai esta tudo bem. Mas, eu pergunto para vocês: "Quem é que não conhece o discurso? A faculdade não é a coisa mais importante da vida; o importante é trabalhar e conseguir uma boa qualidade de vida; a cultura é elitizada; o conhecimento te torna arrogante, a faculdade te torna arrogante, etc, a colonização apagou nossa cultura, isso não é arte, isso é arte, etc" Vocês podem dizer que esse tipo de discurso é fruto do pouco investimento à educaçao e à cultura e que essas pessoas são extremamente ignorantes e brutas.
Essas pessoas possuem sua propria cultura, mas selecionam ou justificam de uma forma agressiva o dificil acesso financeiro a essa cultura mais elitizada e mais reconhecida, ou mais diferente de sua cultura.
Da parte das pessoas que procuram se "distanciar" desse grupo e se aproximar da elite "bem fornida" de conhecimanto, acho que é um erro também. Se a cultura é o conjunto de coisas compartilhadas, porque criar subgrupos?
A curiosidade é uma coisa importante, que na minha opinião deve estar sempre antes de qualquer julgamento. Com essa curiosidade você nao divide mas sempre soma. Eu acho que é uma forma também de sair de um papel de criança mimada que não gosta disso e daquilo outro para um modelo adulto que procura sempre o mais util sem ignorar aquilo que aparentemente é inutil.

4 comentários:

  1. Oi filho querida, amei essa explicação, acredito que os sub grupos sejam as sub culturas que se desmembram, os conceitos existem mas é dificil unificar e controlar as pessoas dentro de definições, surpreenderão sempre. A curiosidade é a inteligência viva querendo ser abastecida, achei excelente teu post. beijos e uma linda semana!

    ResponderExcluir
  2. "filho querida"
    se nem a minha mãe consegue definir meu genero imagina os outros.

    ResponderExcluir
  3. Perfeito seu texto, é assim mesmo que deveria ser!

    Valeu.

    ResponderExcluir
  4. adorei este blog espero que vcs gostem do meu!
    trevle-22.blogspot.com
    Se quiserem ser seguidores clique na página que está escrito SEGUIDORES!
    Muito legal, adorei!!!

    ResponderExcluir