sábado, fevereiro 12, 2011

O palhaço que chora


Falar sobre a ironia é muito facil.

Se você tivesse que dar um exemplo de uma frase irônica o que você diria? Eu utilizaria a antifrase, o que é isso? E quando você diz o inverso daquilo que você quer realmente dizer. Acho que vocês fariam isso também, pois é o tipo de ironia mais comum que existe. Mas existe outros tipos, vocês sabiam? Eu não sabia.
Podemos começar com a ironia que se utiliza da hiperbole. Ela serve à aumentar tudo aquilo que você realmente pensa. Por exemplo: Nossa, estou morrendo de rir.
Ha o oposto desse tipo de ironia, por exemplo, uma pessoa faz algo realmente genial e alguém solta um comentario "é, até que ele não é tão burro". A ação é diminuida.
Podemos encontrar também a ironia socratica, pelo que eu consegui entender ela consiste em guardar o seu conhecimento e se mostrar mais ignorante do que realmente é. Eu não li nada que possa me passar essa método de Socrates, mas gostaria de saber como ele se utilizou desse tipo de discurso. "So sei que nada sei", quem sabe esclarece alguma coisa, foi dito por ele e quando um filosofo diz isso não podemos levar ao pé da letra né?
Além dessas formas existem certas classificações desse tipo de discurso e ha diferentes estudos sobre a ironia. Hoje em dia podemos dizer que ela esta inserida no comportamento de todo mundo. Ela pode servir tanto para amenizar aquilo que tu evita de dizer na cara quanto para detonar com alguém. O problema é que a ironia não corresponde ao que realmente quer ser dito, é um tipo de mensagem que vem mascarada. Ela se utiza do falso para dizer o verdadeiro. Algumas vezes, eu não gosto da ironia, não é sempre que esse tipo de humor funciona. Porém, conheço muita gente que a utiliza todo o tempo, e na minha opinião tudo que é demais não da certo. Se eu continuo esse tipo de raciocinio vou chegar na mesma conclusão que do post anterior. E importante utilisar da ironia com moderaçao, se não você acaba sendo considerado um idiota sem noção da hora de parar com gracinhas e respostas idiotas. Muitos consideram um tipo de humor mais apurado, eu acredito que seja, pois ironizar é um trabalho mais elaborado que dizer literalmente. E preciso pensar um pouquinho para captar a mensagem e é um teste para ver se você presta atençao no assunto que esta sendo tratado.
Da ironia surgem métodos de humor mais acidos como o sarcasmo que denigre um objeto ou pessoa de forma mais sutil, mas não deixa de ser cruel nao é? Podemos citar também o cinismo e o humor negro.
Essas formas consistem em se contrapor a uma moral ou conceito comum do que é correto. Realmente eu os vejo como frascos de venenos que devem ser utilizados com todo cuidado. Talvez eu seja muito moralista e "quadradão", mas realmente não li Nietzsche o suficiente para tomar coragem para sair chutando o balde, mas acho super importante andar armado desses frascos negros e borbulhantes. Nunca se sabe quando vai precisar né?
Bom gente, é isso ae. Abraços e até a proxima.

2 comentários:

  1. Oi filho, adorei o texto, coloca-nos ao par do que aprendes, afinal estás estudando linguistica, o que abre a visão para uma análise do que se fala e seu real sentido ou amplificado ou controverso, a ironia, não acho bom porque num sistema no qual as comunicações já estão dificeis e tem teor paranóico e narcisico, a forma mais direta e clara seria a meu ver, uma forma mais inteligível de viver e aprender, sem máscaras. beijos, amei teu texto que me empolguei...

    ResponderExcluir
  2. oi mãe, obrigado pelo pitaco empolgado, na verdade o post não esta relacionado ao meu estudo e eu não estou estudando linguistica, eu estou estudando literatura, mas tudo bem. O post surgiu de uma curiosidade pessoal sobre o discurso que utilizamos e quem somos. Um beijão, té mais.

    ResponderExcluir